sexta-feira, 3 de junho de 2011
dia 17 – 30/05 – Cordoba à Quaraí
Acordamos e após o café saí para conseguir alguns pesos, o efectivo argentino estava alarmando nível baixo e nunca se sabe quanto se pode precisar.
Abastecida a moto passamos na BMW de Córdoba para conseguir o material para a revisão pós-viagem. Hoje pela primeira vez resolvi testar a GoPro no modo foto automática, onde uma foto é batida a cada intervalo de tempo pré-determinado. Algumas delas estão nesta postagem (foram 3 mil ao longo do dia).
Pegamos estrada com destino a Quaraí.
A idéia inicial era rumar até Resistencia para evitar problemas com a Policia Camiñera no entorno da Ruta 14 e arredores de Paso de Los Libres em Corrientes e Entre Rios. É duro falar que tal órgão tem problema de maneira genérica, mas o fato é que faz anos que os fatos se repetem e independente de reportagens e denúncias as autoridades locais nada fazem de efetivo para extirpar esse câncer.
Olhando o mapa cheguei à conclusão que a aproximação do Brasil poderia ser pelo sul por estradas não próximas à área problemática.
A ruta 14 seria um mero entroncamento na altura de Concórdia.
De fato a opção de entrar pela rota menos turística se mostrou acertada. Não fomos parados nem uma vez. Cabe aqui ressaltar que não somos contra a fiscalização, muito ao contrário ela promove a segurança pública e deve ser uma prática comum. O problema é o dissabor que a coima, de certas áreas específicas da Argentina , causa em qualquer pessoa.
A Su passou pela primeira vez no túnel entre Santa Fé e Paraná.
Apesar da grande quantidade de núcleos urbanos a viagem rendia muito bem. Chegamos no horário previsto em Concórdia.
Fizemos os tramites alfandegários entre Concórdia e Salto já escurecendo. Nas instalações da aduana a Suzete foi advertida por outras mulheres sobre o perigo dos “ratones”, que viemos a saber se tratarem de ladrões da estrada na direção de Quaraí. O fiscal da receita Uruguaia me orientou a tomar cuidado com os animais soltos a noite.
Na saída de Salto havia uma viatura da polícia camiñera e resolvi parar para perguntar sobre os tais “ratones”. O policial me disse para ir com cuidado pois havia alguns trechos em obras mas quanto a bandidos falou que não havia perigo.
Segui tranqüilo mas uns 30 quilômetros depois havia sobre a rodovia, exatamente na minha faixa de rodagem 3 pedras empilhadas exatamente no meio da faixa. As pedras tinhas altura suficiente para danificar até mesmo uma caminhonete. Graças aos bons faróis da GS Adventure consegui ver com antecedência suficiente para desviar.
Sem querer contrariar os policiais uruguaios eu só conheço um motivo para alguém colocar pedras daquela maneira sobre uma rodovia. Por isso recomendo: prestem atenção sempre, mesmo não estando no nosso violento Brasil este tipo de problema existe em qualquer lugar e sempre procurem conversar com os habitantes locais.
Ultrapasssada esta surpresa descobrimos que as pequenas reparaciones da estrada eram na verdade arrancar todo o asfalto e refazer a estrada. Não foi agradável a experiência de cascalho solto, a noite, carregado e com a ameaça dos ratones.
Depois de 200 quilômetros noturnos com alguma habilidade e muita sorte chegamos bem à Quaraí, no nosso Brasil. Fomos dormir no conhecido e habitual Fenic, o melhor hotel da cidade.
deslocamento do dia: 901 km
total da viagem 6397 km
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Charles, muito bom o seu blog! Parabéns.
ResponderExcluirEncontrei ele pesquisando na net sobre a travessia Concordia-Salto.
Tenho a intensão de passar por lá no final de Julho pois é a rota de uma viagem que tenho planejada de SP até San Martin de Los Andes na Argentina. Quero evitar a fronteira de Uruguaiana.
Gostaria de saber como é esta travessia. Por acaso é uma balsa?
Conhece a ponte que liga Paysandu a Colón um pouco mais ao Sul de Concordia?
Segue meu email: christian.reid@gmail.com
Abraços
Bom dia Christian
ResponderExcluirObrigado pelos elogios, o blog está meio abandonado mas as viagens de moto também diminuiram depois que a Patroa parou de viajar comigo.
Agora depois de quase seis meses comprei outra moto.
A travessia de Salto para Concordia é por ponte rodoviária que está ao norte das cidades. Pode até ser feito escolha para somente cruzar a rota 14 se trafegar um pouco por dentro de Concórdia.
Neste link segue a rota para utilizar a ponte: http://g.co/maps/rhhdg
Quanto ao Passo de Paysandu para Colon conheço sim e posso dizer que é tão pouco recomendável quanto o de Uruguaiana. Já passei lá umas 3 vezes.
Tem de cruzar a ruta 14 no pior trecho de coima da polícia camiñera.
Tenho este relato no blog da viagem para Ushuaia.
http://mundaovelhosemporteira.blogspot.com.br/2009/12/dia-4-colon-santa-rosa.html
http://mundaovelhosemporteira.blogspot.com.br/2009/12/dia-3-aniversario.html
Eu ficaria com o passo Salta Concórdia ou com a travessia mais ao sul que agora está aberta regularmente.
Fica entre Fray Bentos e Gualeguaychú. O risco lá é os protestos Argentinos fecharem a ponte contra a indústria de papel no Uruguai. A travessia é através da Ponte Libertador General San Martin.
Já ficou assim por três anos.
Tem um relato no blog também:http://mundaovelhosemporteira.blogspot.com.br/2010/01/dia-35-fray-bentos-santana-do.html
No mais San Martin é lingo e vale a visita antes que os vulcões chilenos entupam tudo de cinza a qualquer hora dessa.
A sistuação dos pasos internacionais argentinos sempre podem ser verificados no site da Gendarmeria argentina. http://www.gendarmeria.gov.ar/pasos/index.html
Aproveite muito sua viagem e fique à disposição.