quarta-feira, 1 de junho de 2011

dia 16 – 29/05 – Mendoza a Cordoba

Este é um trajeto que já havia feito no ano passado com meu Pai, mas se Córdoba não é Roma para onde todos os caminhos levam, existem diverso tramos possíveis entre Mendoza e aquela cidade.
O Mapsource indicava a tradicional autopista pelo sul, o que fizemos no ano passado, o Google Maps indicava o norte. Na recepção do hotel, apesar da boa vontade de um funcionário, tivemos pouca ajuda, mas num centro de informações confirmamos que o caminho indicado pelo Mapear como rípio era asfalto, fato confirmado pelo WWW.RUTA0.COM. Assim escolhemos o que eles chamam como caminhos das Altas Cumbres.
Saímos da cidade pelo norte, pela Ruta 40, depois a direita até Belgrano para então subir até a Ruta 20.
O que posso dizer é que a paisagem é monótona mas o asfalto perfeito e quase sem movimento. Pontos de apoio e fiscalização são quase inexistentes também, mas as gasolineiras são mais que suficiente mas com pago solamente em efectivo.



Com o caminho bom e mais curto chegamos cedo a Vila Dolores onde almoçamos.
Passaríamos com dia claro pelo belo parque El Condorito e sua serra, las altas cumbres. Recomendo, a estrada é muito bonita e de moto não se tem tanto problemas nas ultrapassagens. Estava bem frio, sensação agravada pela humidade com um pouco de névoa no topo da serra.



Depois que a descida da serra acaba temos um continuação de estrada sinuosa e estreita com boas curvas e descida suave. Diferentemente do ano passado em diversos pontos tinha muito cascalho, areia e pedras sobre a via. Aparentemente levados pela chuva estavam desprovidos de qualquer sinalização.
Em um destas curvas a estrada estava tomada por um rio de pedras e areia. Resolvi ir pelo inexistente acostamento, o que não se mostrou melhor opção. Ao parar a moto para tentar seguir ao estilo apredendo a andar sem rodinhas o pé não alcançou o solo do lado direito prontamente e quando o fez foi em areia solta.
Não preciso dizer que a perna dobrada a bastante tempo não agüentou todo o peso e a moto tombou e fomos ao chão.
Um susto enorme para a Su.
Dizem as más línguas que um satélite espião da NASA tem a filmagem mas infelizmente é secreta. Hehehe.
Passado o susto seguimos viagem com ainda mais cautela mas seguindo a técnica ninja: não pare sobre o rípio, passamos por diversos outros pedaços da estrada totalmente tomados por areia e pedras.
Chegamos a Cordoba onde nos hospedamos no ACA ao lado do Parque Sarmiento e por lá ficamos para nos recuperar do susto e decidir sobre o dia seguinte. Bom hotel, mas bem caro para ACA. O restaurante não estava muito inspirado nesta noite.



deslocamento do dia: 620 km
total da viagem 5498 km

Um comentário:

  1. Rapaz, uma queda parado, sem danos físicos, numa situação dessas, não conta! - saindo de Cuzco caí assim, entortei o suporte da pedaleira do lado direito, que hoje está em exposição aqui no escritório, para me lembrar de todos os momentos intensos que vivemos durante a expedição. Parabéns pela viagem e pelo Blog! Só não cai de moto quem não viaja com ela!

    ResponderExcluir