quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Proyecto Austral - Preparativos



Essa viagem vem sendo sonhada há tempos.
Desde que tive uma recaída no vício de andar de moto essa viagem perambulava por meus pensamentos noturnos.
Talvez seja a má influência das companhias. Sabe como são esses motociclistas.
Mas nem tudo é culpa das companhias, o vício de viajar já habita em mim desde pequeno.
Não sei se iniciou nos tempos em que saíamos de São Paulo ou Rio de Janeiro para visitar os parentes em Porto Alegre, em geral dividindo o banco traseiro de um Fusca ou depois que a família melhorou o andar de cima (tampa do motor) ou o andar de baixo da parte traseira da Brasília.
Talvez tenha começado no início da adolescência indo de ônibus visitar os parentes no Vale do Paraíba.
Sei que acabei indo parar na Marinha Mercante (a viagem até Belém do Pará foi feita via Recife e São Luís em um monobloco da Mercedes Benz.
Depois a profissão me levou por aí e até mesmo mais ao sul do que Ushuaia, afinal em 1992 dobrei o cabo Horn ou cabo de Hornos de navio, o que me confere o direito de usar um brinco de argola de ouro na orelha esquerda para provar meu feito de coragem.
A Marinha me abriu as portas do mundo e mesmo depois de abandonar os navios continuei a viajar, seja de mochila, seja em esquemas não tão "amadores".
Fato é que nunca mais o vício me largou ou eu larguei do vício.
A motocicleta e as parcerias que ela lhe trás só pioraram o quadro.
Essa viagem se concretizou no horizonte em junho, quando troquei de moto já de olho em terras austrais.
Tudo planejado iríamos em dois casais, duas motos, mas problemas sérios com a documentação que a concessionária vendedora ou a financeira do fabricante teimavam em não resolver me fizeram perder a data de saída, a parceria da viagem e pior as férias minhas e de minha esposa necessárias ao empreendimento.
Bem isso foi muito frustrante, mas esse não é o lugar para eu reclamar essas pitangas.
Fato é que ralei feito um condenado e conseguir os dias necessário a empreitada.
Toda uma mudança no planejamento ou na falta dele, todo um extra de despesas mas a viagem sai!
Nesses dias de espera li novamente o livro do Renato Lopes e li o livro da Antonela Catânia. Completamente distintos mas escritos com igual competência. São o retrato de seus autores. O primeiro está esgotado mas a versão digital pode ser encontrada no site do autor (www.renatolopesmotoviagem.com) o segundo pode ser encontrado na loja do amigo Beto Marshall (www.hypermoto.com.br/produtos/secoes/?v=23)
Recomendo a leitura dos dois, em especial do segundo para aqueles que ainda precisam convencer suas parceiras a viajar de moto! Muita sensibilidade e poesia.
Agora vou voltar à arrumação da bagagem uma vez que ela não parece, daqui do escritório, estar entrando sozinha nos bauletos!
Amanhã é pé na estrada rumo a Passo Fundo, encontrar-mos, eu e La Poderosa II (toda revisada e devidamente equipada), minha parceria da vida e dessa jornada: Suzete!

9 comentários:

  1. Caro amigo Charles, saudações gaudérias.
    Fico muito feliz que tenhas resolvidos todas as pendengas e estas pronto para partir e realizar uma nova grande aventura sobre duas rodas, com a Suzete na garupa.
    Agradeço a sua bondade em fazer referência ao livro e estou muito feliz que tenhas gostado da leitura. Mas se ele de alguma forma o motivou a viajar de moto para Ushuaia ou auxilou no seu planejamento, então meu objetivo primeiro foi alcançado.
    Desejo que vcs tenham uma ótima viagem e que retornem renovados e com muitas histórias para contar aos amigos.
    Espero vc aqui em Santa Maria no dia 25!!!
    Fraterno motoabraço - Renato Lopes

    ResponderExcluir
  2. Caro Charles,

    Vamos estar acompanhando a jornada de vocês! Muito Sucesso nesta aventura.

    Abs,

    Maho.

    ResponderExcluir
  3. Grande Charles,
    Uma ótima viagem pra vocês, vão com cuidado
    Abc
    Leandro Aggens

    ResponderExcluir
  4. Grande Charlão:
    Como diz o meu piá: VAI COM FÉ!
    Já eu diria: DIVIRTAM-SE!
    D.Patroa diria: que loucura!
    Mulheres,mães, sacumé!
    Mas ela ta lendo o livro da Antonela: vai mudar, daí umn dia também vamos.
    Ficamos aqui torcendo pelo sucesso total da empreitada.
    Como diria aquele cara diferente: BEIJUNDAS!
    Verane

    ResponderExcluir
  5. Grande Casal!
    Boa Viagem e Feliz Ano Novo pra vcs, façam uma grande viagem, vão calma e curtição e aproveitem muuuiiiittttoooo!!!
    Abracao
    Felipe e Marcia

    ResponderExcluir
  6. Amigos, aventureiros

    A arte de viver é fazer o impossivel.

    Uma exelente viagem, muita alegria, e kms rodados...

    Estaremos acompanhando dia a dia..

    ResponderExcluir
  7. Isso aí amigão, tá parecendo um poeta...escreve bem. Boa viagem pra vocês...acompanharemos o blog sempre que possível. Te cuida nesta empreitada...fiquem com Deus.

    Luciano Edgar Machado.

    ResponderExcluir
  8. Grande Primo!!
    Muito sucesso nessa viagem! Quero ver todas as fotos depois e não esqueça do meu pedregulho lá da ponta onde o mundo começa!
    Felicidades!
    Grande abraço.
    Leandro

    ResponderExcluir