quinta-feira, 26 de maio de 2011

dia 12 - 25/05 - Santiago

Santiago é uma cidade grande, muito; acho que o único pueblo chileno que se pode chamar de grande.




Chegamos à cidade em meio a conturbados protestos que tem agitado algumas cidades chilenas. Trata-se da mobilização contra a construção das hidroelétricas na região de Aysén. Passei por lá na viagem de janeiro de 2010. Muito linda. Na época já havia por lá protestos contra a construção das represas. O tempo passou, elegeu-se outro presidente e a data se aproxima. Os protestos tem recrudescido, com violência e feridos, num misto de nacionalismo (a empresa tem capital italiano) e ambientalismo. Ao olhar para as fotos de Sete Quedas que por mim não passaram (não citando Drumond) fico a pensar nas difíceis escolhas.



Só fico me perguntando de onde vai tirar energia o Chile? Não chegamos a presenciar os protestos mas podemos notar um maior policiamento de controle de distúrbios com veículos e cavalaria.


Mas voltando à cidade caminhamos muito. Subimos o Cerro Santa Lucia que estava fechado por conta dos terremotos em março do ano passado quando estivemos na capital Chilena. Muito bonito e vale a caminhada até seu topo.






A Su aproveitando uma folga nas “equipagens” conseguiu fazer umas comprinhas.



Muitas igrejas, praças e monumentos.





Descobrimos que o San Martin está para o Chile como o Artigas está para o Uruguai. Tem estátua em todo canto e cidade. Particularmente gosto de estátuas eqüestres e faço muitas fotos. A modernidade não nos deixa mais novas estátuas assim, bronze é muito caro e não existem mais heróis a cavalo.

Outra coisa que impressiona no Chile e em Santiago em particular pela quantidade são os cuscos soltos nas ruas e são grandes os guaipecas aqui e muitos com raça bem clara.



Hoje jantamos no hotel, comida básica mas acompanhada de uma Grand Torobayo!



deslocamento do dia 15 km, a pé!
a ruiva ficou na garagem do hotel repousando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário