sábado, 28 de maio de 2011

dia 13 – 26/05 – Santiago, Guarda Vieja e Los Andes

Vou mudar um pouco a ordem dos fatos no “post” de hoje deixando no início a viagem em si e as motos ao final. Assim a família e amigos menos aficionados às motos.
Saímos de Santiago em direção a Mendoza. No meio os Caracoles que finalmente seriam apresentados a Suzete.



Depois de Los Andes a estrada já começa a ficar divertida. Paramos para almoçar num restaurante simples ao lado do último COPEC. Enquanto terminávamos a refeição vimos diversas viaturas de emergência passarem com sirenes e luzes acionadas. Terminamos o almoço e seguimos mais dois quilômetros e meio para encontrarmos a estrada interrompida pelos Carabineros.



Eram 15h50 e ele nos informou que havia ocorrido um acidente com vítima fatal entre dois caminhões; que a liberação demorararia cerca de uma hora. Primeiro de tudo agradeci à providência por ter nos indicado a parada pois provavelmente teríamos passado pelo local do acidente bem próximo ao momento em que o mesmo se deu. Um risco para qualquer um independente das condições de viagem.



Depois por experiência profissional imaginei que a liberação teria horário incerto ainda mais que havia além de uma vítima fatal carga perigosa. Pensando no horário conversei com a Su sobre a possibilidade de retornarmos em busca de um hotel pois além de perder a vista e dos riscos extras o frio fica muito intenso no local pela noite, conforme havia consultado no site da Gendarmeria Argentina http://www.gendarmeria.gov.ar/pasos/estado.html que fala sobre o estado dos pasos fronteiriços.



As 17h30 como não havia ainda sido liberada a pista resolvemos voltar para Los Andes em busca de um hotel sendo que só um havia no GPS no Mapear. Depois de 37 km primeiro tomamos um susto pois o primeiro hotel, novo, que pedia US$ 155,00.
Encontramos mais dois hotéis, o Los Andes e o Plaza, escolhemos o último próximo à Praça de Armas, com banheira, wi-fi e TV a cabo. Demos uma volta pela cidade e junto com as pilhas para o Spot encontramos mais uma Gran Torobayo.
Voltamos e jantamos no hotel que apresentou uma comida mais ou menos e daí para uma boa noite de sono pois quem viaja tem de estar disposto a encarar imprevistos.

MOTOCICLETAS

Após terminar os preparativos para a saída, cedo, nos dirigimos à loja da Motouring em Santiago (http://www.motouring.cl)rodando um pouco pelas expressas santiaguinas graças ao GPS. Pertencente ao Carlos Ramirez que além de receber muito bem tem sempre um grande estoque de produtos, inclusive de capacetes Schuberth, dos quais é representante oficial para o Chile. Infelizmente ele não tinha as peças que eu procurava e me indicou a representante da Touratech na cidade: a Mototechnik fica a algumas quadras na Las Condes 7981, na realidade ao lado da concessionária BMW Motorrad em Santiago. (http://www.mototechnik.cl/)
Mas lá também assim como na BMW não encontrei os acessórios que procurava, principalmente o rebaixador de pedaleira para o carona e um spoiler para aumentar o protetor de mão; o primeiro para aumentar o conforto da minha pendura e o segundo para proteger as mãos do frio.
Apesar de não encontrar o que queria foi bom conhecer a loja pois eles tem um estoque muito grande e produtos Revit e Sidi entre outros. Mas eles também vendem motor e havia lá uma Triumph Tiger 800 XC ainda não chegada no Brasil.



Para melhorar a situação ao lado havia a concorrente direta a BMW F800GS. As duas motos tem passado pela minha cabeça para realizar o projeto de fazer os pasos entre Argentina e Chile em rípio, os que ainda me faltam.





A R1200 GS Adventure é uma grande moto mas também é uma moto grande e cara expor aos tombos que virão. Seu peso dificulta em muito a aplicação exclusiva neste tipo de terreno. Quer dizer ao menos com a habilidade que eu possuo. Hehehe. Mas essa é uma opinião comum que não conta com grau de originalidade. Mas o bom era ter as duas ali.
As duas tem bom porte e os que me conhecem podem imaginar a escala de tamanho entre as mesmas.
A Tiger me pareceu ter um triângulo mais confortável (distância pedaleira, assento, guidom) e menos cansativo pois conta com banco com regulagem de altura de fábrica, as duas com ABS e bom vão livre do solo. Achei a Tiger mais bonita e com aparência mais leve apesar de terem peso seco parecido.




Desde a perda pelo Izzo da Triumph entre outras a marca está sem representante no Brasil, logo por hora a opção ou é F800 GS ou F800 GS que ao menos conta com a provável montagem no Brasil que abateria o preço em quase R$ 15000,00 tornando a moto bem mais palatável, claro acrescida de um banco mais alto para aliviar as pernas. Sei que os olhos brilharam pela inglesinha.





Como este projeto dos passos é para o ano que vem vamos esperar para ver, torcendo para que a Triumph volte ao Brasil. E já que citei o Izzo por aqui não posso deixar de lembrar um adesivo que vi em Pastos Chicos, bom restaurante com gasolina em Susques.



Uma criatividade dos aficionados pela Harley Davidson muito bem bolada e merecida para aqueles que não sabem respeitar seus consumidores motociclistas.

Vale ressaltar que ao final do dia, vi na vitrine já fechada de uma concessionária Yamaha a Teneré 660 em esquema de cores azul, linda, muito linda. Pena, para os que gostam da marca e de todos os motociclistas, que a fábrica japonesa não se preocupe com o Brasil.




deslocamento do dia 201 km
total da viagem 4597 km

Nenhum comentário:

Postar um comentário