sábado, 21 de maio de 2011

dias 6 e 7 - 19 e 20/05 – Sob a sombra de Lincancabur e as bençãos de Pachamama em SPA

Acordamos às 4 da manhã para ir para o gêiser de Tatio. Acordamos, esperamos por uma van da operadora de turismo e nada. Não apareceu o pessoal da agência para nos levar. Voltamos para a cama pois nada podia ser feito àquela hora.
Depois do café me dirigi à agência, que reconheceu o erro e fez algumas propostas para indenizar o erro. No final “arreglamos” que o dinheiro do passeio, pago com cartão de crédito, seria devolvido e faríamos o passeio de graça. Nada reporia o tempo perdido e assim foi a melhor solução, mas teríamos que ficar mais uma noite em São Pedro de Atacama – SPA – para fazer os passeios programados. Achei razoável a solução, afinal, ao fecharmos os passeios aconteceu falta de luz na cidade, o que nem foi usado como desculpa mas ao meu ver foi o principal fator causador do problema.
Resolvido a questão fomos conhecer o trabalho iniciado pelo padre Gustavo La Paige, o museu de SPA. Uma visita que não havia feito e que se revelou muito bom para conhecer a cultura e a formação da população atacamennha. Almoçamos e fomos nos preparar para o passeio aos vales da Lua e da Morte.





As paisagens são alucinantes, mas senti falta de observar o por do sol do alto do morro em frente ao “Stadium”.



O acesso foi fechado pela comunidade que administra o parque.
De qualquer maneira apreciar o sol baixar com a vista do salar do Atacama foi esplendoroso.




Na volta jantamos no Adobe que dessa vez, diferente da última estadia, não apresentou nenhum problema. Acho que a baixa temporada não deixou os poucos garçons sobrecarregados. A comida estava boa.
No dia seguinte nova alvorada às 4h00 e dessa vez a van da agência apareceu. A estrada está com muitas costeletas e todas as vibrações, todas, se transmitem para você. A van é pequena e todos os lugares estão ocupados.




Na chegada ao parque pagamos o ingresso e tomamos um café da manhã, simples mas servido à vontade. Caminhamos entre os gêiser e ouvimos as explicações da guia. Muito bom ver a Suzete encantada mesmo debaixo de uma temperatura de -16 C.




Dessa vez lembrei de levar luvas e ainda a sunga. Sim existe um poço onde se pode banhar. Mas isso é para os mais valentes somente, quase uma prova do IBA. Hehehe.



Chegado o momento consegui coragem para o revigorante banho. Muito, muito boa a integração com a mágica natureza do lugar. Viva Pachamama!!!



Dali fomos ao “poblado” de Machuca, povoado montanhês que cria Lhamas. Do ano passado para cá recebeu algumas melhorias como novas casas e instalações elétricas de alto padrão.



Mas estas não foram as únicas mudanças: a população recebeu imigrantes bolivianos que aceitam aquelas duras condições de vida. Sim, o churrasquinho de lhama, os chás e empanadas são preparados por bolivianos.




Nada contra eles mas a pureza do local também está se cambiando. Bacana é a pequenina Alice que estava fazendo quatro anos no dia de nosso passeio.
Retornamos a SPA pelo meio dia. Almoçamos e ficamos passeando pela cidade curtindo seu clima. Fiz as últimas tentativas de conseguir o seguro para o Peru, mas definitivamente, depois de entrar e sair algumas vezes da programação o Peru estava fora.
Isso tirou as novidades da viagem. Mas o caso era continuar aproveitando.
O dia foi maravilhoso. É isso que viemos buscar aqui: Pachamama.



Quanto à questão de ir com uma agência é uma escolha. É viável fazer os passeios de moto. Sim, até encontramos motociclistas por lá, todos solos e sem bagagem.



Mas como só andamos equipados e isso tira um pouco do conforto para poder aproveitar as paisagens, fora que trafegar na terra com passageiro sem pneus adequados é um risco maior. Preferimos o conforto e evitar o risco. Sozinho eu provavelmente faria de moto, inclusive quem quiser tenhos os tracks disponíveis, mas essa não é a condição desta viagem.

Um comentário:

  1. E dai Tchê me cota como é sair de um bom banho nas piscinas quentes do gieger de Tatio, eu não tive peito para encarar, ainda bem que as luvas foram contigo desta vez.
    E a SU não quis te acompanhar no banho?
    E em Machuca os ¨GATOS ¨ continuam desaparecidos eta churrasquinho bom.........
    A distacia continuamos curtindo a viagem de vocês, aproveitem.
    Celina e Charles

    ResponderExcluir