domingo, 22 de maio de 2011

dia 8 -21/05 – San Pedro de Atacama a Antofagasta

Acordamos sem pressa. Nos despedimos da Sra. Cláudia, gerente do Hostal Katarpe. Recomendamos o estabelecimento tendo em mente que o foco está fora, em SPA e suas atrações. SPA é uma cidade cara e facilmente se chega à casa dos US$ 200,00 no preço do alojamento. Katarpe tem boa cama, café da manhã, calefação individual, solarium com livros e bebedouro à vontade, água quente farta, gerador e boa internet e uma gerente pronta a resolver os problemas. Fica na Atienza duas dezenas e metros antes da Caracoles. Ah, importante, a moto fica no pátio do hotel, na frente do quarto.
A estrada para Antofagasta começou com o até logo do Lincancabur seguido da vista do salar de Atacama.



Tentamos a sorte em Chuquicamata, mas efetivamente as visitas à grande mina de cobre da Codelco somente ocorrem durante a semana com agendamento prévio. Seguimos então, após abastecer , diretamente para Antofagasta.



No caminho muitas ruínas das salitreiras, uma espécie de petróleo de antigamente. Chile Peru e Bolívia travaram a guerra do Pacífico por território com estes recursos. Sei que hoje o cobiçado território e produto estão ali: jazendo abandonados.




Em Antofagasta acabamos escolhendo o Ibis: bom preço e serviço sem surpresas. Vale ressaltar que o hotel foi inaugurado em novembro de 2010e não consta de mapas para GPS.
Uma caminhada pelo calçadão e tivemos dificuldade para encontrar lugar para almoçar. Até mesmo o Mac’Donald’s 24 horas estava fechado.



Continuamos nossa caminhada e chegamos a uma excelente surpresa da viagem, as ruínas de Huanchaca, construída para processamento de prata boliviana e em cujo terreno se encontra o Museo del Desierto do Atacama. Muito bem montado prendendo fortemente a atenção dos passageiros. História natural e história da região são o foco. Vale, e muito, a visita.



ala sobre observação do céu, privilegiada no norte atacamenho


veículo para exploração marciana desenvolvido no Atacama pela Nasa em conjunto com a Universidade do Chile e a Carnegie Mellon University



Pela noite compramos picles, queijos , frios e torradas e bebidas para levar ao hotel.
Muito bom saborear uma Kunstmann Grand Torobaio.




deslocamento do dia 351 km
total da viagem 2968 km

2 comentários:

  1. E agora, José?
    Para onde irão Chachá e Susu?

    ResponderExcluir
  2. Oi Dindos,
    Estamos com saudades, aproveitem bastante!
    Beijo grande,
    Denise

    ResponderExcluir