quarta-feira, 18 de maio de 2011

dia 4 - 17/05 – De Salta a Humahuaca via La Cornisa

Cansaço, boa janta e boa cama são uma bela combinação, especialmente quando se está de férias. Saímos, depois de rodar alguns postos para conseguir abastecer, quase na hora do almoço de Salta, pois tive de esperar o restaurante abrir para buscar identidade que esqueci lá. Mesmo com tempo encoberto resolvi seguir pela Cornisa. Chegamos até a pegar alguma chuva mas a beleza do local e muito cuidado proporcionam prazer para pilotar, alías em muitos trechos pilotando no meio das brumas. Animais na pista, um outro ao volante de um C4 mas tudo correu muito bem porque as paisagens e as belas curvas de uma estrada quase exclusiva continuam lá para o prazer dos motociclistas. Recomendo a todos que vierem por estas bandas conhecer ou repetir. Se alguém precisar do track para o GPS é só deixar mensagem.



Pensava em almoçar no dique La Cienega mas os restaurantes estavam todos fechados. Assim tocamos direto até Jujuy aonde entramos somente para matar a fome.
Logo depois de Jujuy existe uma série de curvas de alta muito boa mas depois da primeira raspada de cavalete tenho de aliviar os pendulos. Carregada totalmente a GS Adventure perde muito da sua capacidade de deitar em curvas.
A quebrada com suas paisagens lindas foi nossa companhia até Humahuaca.



A 2989 metros de altitude – MSNM (metros sobre nível do mar)- como preferem outros, Humahuaca foi a escolha para fazer a adaptação à altitude para a Suzete. Antes disso ela já vinha tomando o Diamox, um diurético, que tem entre seus efeitos a mais rápida adaptação à altitude. Ela testou o medicamento antes do início da viagem para verificar se teria efeitos colaterais, correndo tudo bem. No mais tem de se observar que como diurético tem o efeito principal de se ir mais ao banheiro, logo mais inevitáveis paradas na viagem. Outro ponto é que se deve ter ainda mais cuidado com a hidratação bebendo-se sempre muita água.



A estréia do dia de hoje foi a câmera GoPro HD. Havia ganhado no Natal e ainda não tinha tido tempo de testá-la. As imagens ficaram ótimas com a mesma fixada no capacete. Depois publicarei mais comentários e a algumas imagens assim que meus conhecimentos internéticos permitirem.



No mais a chegada a Humahuaca foi tranqüila com tempo para procurar um bom hostal e passear pela cidade que épequena mas tem um belo monumento aos heróis da independência argentina.



Feito por Ernesto Avedaño homenageia o Exército Argentino do norte que peleou muito pela quebrada no século retrasado. Segundo a própria gerente do hotel os sítios arqueológicos estão muito deteriorados e com essa informação ficamos circulando pela cidade.
Jantamos com a Su sentindo um pouco os efeitos da altitude.
Depois retornamos ao Solar de La Quebrada para descansar e tentar preparar alguma coisa aqui para o blog.
deslocamento do dia 235 km
total da viagem 2130 km

2 comentários:

  1. o xandão em LA CORNISA , nenhuma vaca tentou te atropelar, lembra de março do ano passado, por um segundo uma não me pegou de travez, faz parte da vida de motociclista.
    Saudade !
    Abraços
    teu Pai

    ResponderExcluir
  2. Grande Casal,

    Estamos acompanhando a distancia... com uma BAITA INVEJA ! Que a estrada se abra a frente, que o vento sopre levemente, que o sol brilhe morno e suave e que a chuva caia de mansinho.

    Rei e Fe

    ResponderExcluir