domingo, 3 de janeiro de 2010

Dia 10 - Pucon








O dia hoje amanheceu com o sol forte, um calor gostoso e claro, nada parecido com o que tivemos nos últimos dias. A visão do vulcão animou a Suzete a subir até a cratera.
O dia foi de preparativos, adquirindo algum equipamento básico e principalmente consultando as agências que realizam a caminhada.
Apesar de ser um passeio relativamente tranqüilo (para o pessoal do DL1000, uma caminhada leve de Conceição de Mato Dentro) ainda é uma montanha, coberta de neve, em um vulcão ativo. Lógico que existem empresas de todos os tipos realizando o serviço. Logo na chegada fomos alertados por um rapaz de Pernambuco que viajava com a família e que na hora de iniciar o “hiking” a empresa não apresentou o material combinado.
Em nossa empresa vimos muito material velho, agentes tentando forçar a barra com expressões do tipo: não, está perfeito em você, a bota tem de ser bem justa mesmo. No final escolhemos a agência Patagonia Experience (www.patagoniaexperience.cl). Equipamentos novos, extrema atenção em buscar a numeração adequada, trabalha com cartão de crédito e foi a única que nos falou em seguro e resgate aéreo, em caso de necessidade, já incluído. O preço não foi o maior nem o menor, mas mais que adequado pois seria um grupo pequeno, só nós dois e os guias.
Mas a natureza tem seus caprichos e mistérios. O passeio não se realizou hoje porque ao não encontramos agência adequada para nos guiar e ao final do dia recebemos a notícia que as subidas estariam proibidas porque havia ocorrido uma avalanche. Um grupo havia sido atingido e um brasileiro foi ferido com fraturas, mas se encontrava bem. Por conta disso a prefeitura que controla o acesso já havia proibido o acesso amanhã e haveria uma reunião com os guias e secretaria de turismo para decidir a situação do acesso à montanha. Resultado, montanha fechada por dois dias ao menos para novas avaliações. O pessoal da agência nos contatou informando isso e cancelando o passeio e disponibilizando o passeio.
Ficamos com a vontade, mas entendemos isso como um convite a retornar a Pucon.
E assim faremos.

2 comentários:

  1. Grande Charlão e Suzete, somente agora conseguimos acompanhar, está linda a viagem, parabéns!!! Aproveitem muito e curtam ao máximo!!! Não se esqueçam de comer uma torta alemã em Frutillar. Abracos e boa viagem!!! Felipe e Marcia

    ResponderExcluir
  2. O que é isso Charlito. Não te micha meu, e tu não subiu o morro sozinho, com avalanche e tudo? Vamo lá homi, vamos encarar esses morrinhos no peito e na raça... hehehehe As fotos estão lindas. Abração. Felicidades...

    ResponderExcluir