domingo, 24 de janeiro de 2010

Dia 31 – Puerto Tranqüilo a Coyhaique












Acordei pensando no passeio às Capilas de Marmol. Fui até os quiosques que vendem as excursões e nada. Ou excursões particulares ou não havia grupos para ir. Esperei como uma hora e meia e nada. Então voltei ao hotel para desocupar o quarto pois o passeio demoraria para sair, aparentemente, e para voltar pois toma cerca de uma hora. Deixei meu nome agendado nas duas agências que estavam abertas para me chamarem no hotel. Ao ir colocar a bagagem na moto percebi a novidade do dia. O pneu traseiro estava vazio. Bate um frio na barriga. Apesar de ter todo o equipamento nunca havia consertado eu mesmo um furo e ainda não sabia o tamanho do mesmo. Mas enquanto empurrava a moto até um lugar firme imaginei que o furo não deveria ser muito grande pois estava cheio ontem a noite.
E de fato foi tranqüilo o reparo, melhor ainda quando chegou o cara da gomeria, que fica do outro lado da cidade (3 quadras) e perguntou se eu iria precisar de ajuda e oferecendo os serviços; eu disse que não que estava tudo bem. Então ele me disse que a espuma de reparo não é muito boa ao que eu respondi que não iria usar espuma mas reparar o pneu. Ele ficou meio incrédulo acompanhando e dizendo que eu precisaria de água para achar o furo. Eu simplesmente torcendo para tudo funcionar e não ter de pedir pinico para o Tião Borracheiro. E funcionou! Incrível. Até um pneu furado é motivo de alegria, uma pequena vitória sobre você mesmo e as adversidade.
E para terminar consegui um lugar em um barco junto com um grupo de jovens israelenses devidamente acompanhadas por seu guarda costas. As capelas são lindas, assim como a catedral de mármore. Quem passar por aqui não deixe de fazer o passeio.
Na volta do passeio muita emoção pois o vento engrossou e a superfície do lago encapelou com umas boas ondas. Por sorte estava com a roupa da moto pois todos estavam molhados. Eu também, mas o normal, só por fora.
Depois do almoço conheci o John Broomhall (www.broomhall.ca), um senhor canadense viajando solo em VStrom 650, desde Alberta. Já estava a me perguntar por onde andam os motociclistas da carretera. Ele comprou seu terreno na Ruta 40 mas seguia firme com a viagem.
Depois peguei a estrada, rípio de todos os tipos, uma inimiga dos motociclistas – a patrola – e alguns pedaços excepcionais de estrada. Na verdade assim como existem aqueles dias em não está tão bem sobre a moto ontem foi um daqueles em que tudo estava perfeito. Melhor ainda porque acompanhado de paisagens maravilhosas. No final mais 100 km do bom concreto chileno.
Em Coyhaique algum trabalho para encontrar hotel, aliás caros, por não constarem no mapa do MapAr mas com a ajuda de um taxista localizei o local dos mesmos na cidade. Acabei escolhendo o Hostal Doña Eloisa (donaeloisa@hotmail.com av. Baquedano 792, tel: 067-250798). Instalações novas e bom preço.
Depois de um banho fui até o hotel ao lado bater papo com um grupo de ingleses que viajam em cinco motos, dois deles com as esposas, alguns desde o Alaska. Muito boa a conversa que rendeu muita troca de informações e papo sobre motos, principalmente BMW, pois eram todos Beemers.
Acabei conseguindo um mapa do Chile, o ConoSur que se mostra mais completo assim como forneci para eles a última versão do TRC Brasil.
A conversa rendeu até tarde e acabei ficando sem comida mas aí a senhora Margot, proprietária junto com o marido Angel e o filho Rodolfo, me preparou um lanche sem que eu pedisse, quando já me preparava para ir para a cama com fome.
Um dia perfeito com 214km.

3 comentários:

  1. Caro Charles, saudações gaudérias,

    Vejo que já és "O Senhor Carretera Austral"! Parabéns pela determinação, coragem e paciência. Com esses atributos não terás dificuldade para frente até chegar em casa. Por sinal, penso que a Suzete já havia determinado retornar imediatamente rssss
    Marcelão BH, o cara é fera mesmo, chegar a Vila O'Higgins não é tão fácil não. Fraterno motoabraço - Renato Lopes

    ResponderExcluir
  2. Sua viagem está linda, meu amor.
    Parabéns pela coragem.
    Estou orgulhosa de vc!
    Beijosssss

    ResponderExcluir