quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Dia 27 Bajo Caracoles a Cochrane, via Passo Roballos











Outro dia pesado. Consultei quem já passou pelo passo que me disse que o faria com a GS (moto BMW R1200 GS – La Poderosa II é do modelo Adventure), mas que teria de considerar a questão de viajar sozinho. Efetivamente o risco é grande o trecho é deserto. Em seis horas de estrada passaram por mim 3 carros.
O trecho não estava tão ruim, mas mantendo-me atento ao conselho do amigo Renato Lopes fui com toda a cautela do mundo, parando, tirando fotos, inclusive de condores, batendo papo com Gendarmeria e Carabineiros, com estes até tomei mate. Aliás amigo Renato, agora o adesivos de nossas viagens figuram lado a lado em Passo Roballos. Muito grato pelas sábias palavras.
Valeu cada metro de dificuldade vencido com paciência: o caminho é lindo, muito.
Ter a oportunidade de ver os condores voando e pensar muito em si mesmo e na sua dimensão nesse mundo é impagável. Afora que para mim tudo é diversão.
O que posso tirar da pouca experiência que tenho até agora, trafegue sempre de 20% a 30% abaixo do que acha que é o seu limite, você vai precisar disso para se safar de situações difíceis.
De preferência para vir com moto mais leve e prioritariamente com aro 21 na frente e ambos os pneus adequados.
Fazer solo, com GSA sem pneu adequado na frente não é impossível, mas não é aconselhável. A estrada é muito ruim, especialmente a Ruta 40. Os amigos que passaram por ela, recentemente, tiveram diversas quebras, inclusive em KTM que, em tese são motos mais preparadas. La Poderosa II vem bem, mas com algumas observações. Já relatei a grade do farol, acessório não original, que quebrou, foi soldado e quebrou de novo, os dois suportes dos faroletes trincaram ontem, aposto que a hora que desmontar para reparar vou ver um “RPC ou made in China”. Inadimissível isso numa moto Adventure e com esse preço, mas vamos ver o que fala a BMW. Sobre o defletor do lado esquerdo já havia falado. A mecânica segue 100% com a moto muito econômica devido ao baixo giro do motor.
A parada foi em Cochrane, no hostal Latitude 47 Sur. Simples, mas barato e com um café da manha surpreendente. Fica na rua Brown 564, o telefone do Sr. Hugo, proprietário é 88290956.
Total do dia 200 km

5 comentários:

  1. Parabens Charlão!!! De agora pra frente é só alegria!!!
    Boa viagem!!
    Felipe

    ResponderExcluir
  2. Charles, você experimentou dar uma murchada no pneu da frente, prá ver se melhora a aderência no rípio?

    ResponderExcluir
  3. Valeu Charles!

    Muito legal esta viagem... ou diria experiência de vida...

    Boa viagem e que bons ventos te tragam de volta.

    ResponderExcluir
  4. Pelo jeito a fauna estava abundante! Rolou até a esperada fotinho dos flamingos!

    Lembra de deixar espaço na bagagem para ir guardando as roupas de frio...e seja bem vindo ao calorão!!!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  5. Amigo Charles,

    Que boa notícia saber que vc decidiu enfrentar essa aventura! Parabéns! Fico feliz que vc tenha conseguido passar bem pelo Paso Robalos, ele é difícil, mas com determinação e paciência é possível passar com segurança. Seu adesivo ao lado do meu é prova que nossa amizade enfrenta as distâncias e as adversidades pra estarem juntos. Embora tb tenha passado trabalho por esses caminhos, a saudade ao ler seus ótimos relatos é instantânea. Fraterno motoabraço - Renato Lopes

    ResponderExcluir