segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Dia 31 – Coyhaique a Puyuhuapi















Café da manhã bem servido, com especial atenção dos donos da casa, e atualização do blog, pagamento de contas e responder alguns e-mails do serviço (coisas que lembram que a viagem caminha para o fim).
Mas ainda tenho de terminar a Carretera. Zarpei ao meio dia e os primeiros 112 km são de pistas pavimentadas com muitas curvas e um visual estonteante, já nasaída da cidade um belo mirador nos permite ver a beleza da região aonde está localizada a cidade. Temos também, acredite nas placas, muitas pedras caindo sobre a pista dos penhascos que a margeiam, por isso trafegava, sempre que podia, o mais próximo da faixa central.
Depois de 112 km, começa o rípio. E se temos dia de rípio de 5ª e até 6ª hoje foi dia de 1ª e 2ª, logo no início fomos recebidos pela motoniveladora como a lembrar quem manda no pedaço. Foram 22 km em uma hora e meia, mas quem se importa, o sol estava forte e a temperatura na casa dos 20 graus e parar para comer um lanche com calafates doces colhidos no pé com água fresca do degelo com o visual da 5ª e 6ª fotos de hoje é um privilégio que tem seu preço. Quem se importa com o rípio.
Depois mais 45 km de asfalto até a saída para Puerto Cisnes e o rípio recomeça, de todas as qualidades, mas em geral mediano, com buracos (o que significa que talvez em breve seja “recuperado” – aliás aprendi que quando se pergunta a quem não anda de moto ou bicicleta como e estes respondem que está “bueno” é porque em geral está “malo”.
A viagem seguiu tranqüila, mas na manha, muitas curvas e uma serra com caracóis onde em 17 km se sobem 460m e se descem outros 500 pedem um pouco de atenção.
Foram muitas as paradas para fotos, conversar com as pessoas e curtir a paisagem.
No dia de hoje vi mais motociclistas e conheci o Ingo, um alemão de Colônia, viajando com a namorada peruana e que deve passar por Porto Alegre na volta de Ushuaia; viaja desde o Peru em uma DR800.
No caminho o parque do Ventisqueiro Colgante, lindo e imponente. Vale gastar um tempo no mesmo.
Na chegada a Puyhuapi encontrei um grupo de amigos chilenos da região de Osorno passeando: Carlos e Felipe (Varadero), Max (Transalp), Ignácio (Aprilla Caponord), Carlos (Teneré) e Andreas (KTM). Um grupo divertido: jantamos juntos e conversamos sobre, como não podia deixar de ser, sobre motos e viagens de moto e muitas outras coisas. Linda a Caponord, que tem ABS desligável e estava com escapamento Vince; a Teneré é diferente mas o proprietário me disse que é outra moto, com chassi e suspensão diferente da XT660 com um desempenho muito bom. É impressionante como a estrada e as motos criam uma facilidade de comunicação entre as pessoas.
Tentei ficar no Hostal Alemania indicado pelo Amigo Ramon, muy bueno à beira do “fiordo” mas estava sim habitaciones.
Fiquei então a Hospedaje Don Luis (hospedajedonluis.2009@hotmail.com) na Diego Portales 5, simples mas com tudo novinho pois foi inaugurada em outubro, barata e o quartos onde fiquei tinha vista para o fiordo. O senão é que o banho é compartido para dois quartos e tem meio baixo o teto.Mas compensado por um preço muito pequeno. Seu Luis, o proprietário, me disse que estão com muitos desempregados na região pois uma doença matou todos os salmões da indústria da piscicultura que era o forte da atividade econômica local junto com a pesca.
Total do dia 237 km em 7 horas

5 comentários:

  1. Oi Charles, oi Suzete,

    só li agora a homenagem ao Andrei:triste e linda.
    Pelo que escreves, tenho certeza que, em vida, ele sabia da grandeza da tua amizade.
    Abçs e continuem com Deus!
    Bom retorno!
    Maria Valéria.

    ResponderExcluir
  2. Oi Charles!
    Continuamos acompanhando o seu blog. Lindas fotos. Bom retorno. Cuide-se.
    Abraços,
    Avelino e Lolita

    ResponderExcluir
  3. Tá se agasalhando bem?
    Comendo direitinho?
    :)
    Tião!

    ResponderExcluir
  4. Como vai amigo, muito rípio por estas bandas?
    Realmente, tem uns lugares que são fantásticos, essa Região é linda, fizemos num total de 14.400 km em 23 dias, tocado. Quando passar por Caçapava do Sul, da um Grito, um Abraço e muita paisagem e saude para vc.

    Marcelo Spode - Caçapava do Sul
    marcelospode.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Grande Charles, saudações gaudérias,
    Lindas as fotos! Sua percepção é apurada... parabéns!
    Só de ver essa foto com máquina niveladora "revolvendo" esse rípio, me dá arrepío... mas vai tranquilo que vc passa bem. Agora terá rípio até Futaleufú, ou se for passar por Chaiten, que tem um pequeno trecho de asfalto, verifica como está por lá, pois a cidade foi destruída e tem de ver se pouso e comida se precisar, bem como a balsa para Puerto Mont. Deve ser um horário apenas, era pela manhã cedo. Confere ai antes de decidir por onde retornar. Continue com a proteção do Supremo Criador. Fraterno motoabraço - Renato Lopes

    ResponderExcluir