terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Dia 19 - Punta Arenas a Rio Grande






Acordamos e após conversarmos um pouco, sobre os planos do dia, e vermos as dicas dos amigos que nos acessoram, por e-mail, resolvemos seguir com a viagem e deixar os pinguins para Ushuaia.
O Hostal em Punta Arenas foi o Art Noveau, numa transversal da Colon, muito bom, com boas instalações e bom café da manhã com a vantagem de aceitar cartão de crédito(http://www.hostalartnouveau.cl). O hostal não conta com garagem mas a proprietária arrumou uma, gratuitamente, para que a moto não ficasse na rua.O único senão foi que a Suzete encostou na chaminé do aquecimento e teve um pequeno vermelhão no braço, mas por muitas dessas felicidades da viagem os pequenos contratempos, que poderiam ser problemas, se transformam, em segundos, em meros acontecimentos: na hora em que fui a recepção perguntar sobre a localização da farmácia mais próxima havia um médico se registrando, o Dr. Raúl Berrios da Silva, da Clinica Alemana, viajando de férias com a famíia que nos auxiliou e forneceu a pomada. Problema resolvido.
Na passagem pela zona franca parada para compras básicas e La Poderosa II ao final conseguiu acomodar toda a bagagem.
Almoçamos na zona franca um pancho que se mostrou providencial pois os pontos de apoio são escassos no caminho.
Depois disso passamos por Cerro Sombrero e não abastecemos. Aqui pelas dicas de diversos motociclistas que já passaram por estas estradas anteriormente resolvemos não seguir pela ruta 279, mais utilizada e indicação natural para as aduanas para quem se dirige a Argentina. Por ela o caminho fica com 138 km.
Existem diversas rutas e entroncamentos que nos levam pelo caminho alternativo. Ficamos na Y79 sem usar as paralelas. São 21kms a mais mas que compensam. Rípio muito bom, mesmo com as fortes chuvas.
Quase o tempo todo a 80km/h sem problemas.
A aduana argentina foi demorada, mas uma bela oportunidade para encontrar os viajantes e descobrir como esse mundo é pequeno.
Depois ficamos em Rio Grande pois o frio começava a apertar e já estava escuro. Paramos na Pousada de Los Sauces, onde conseguimos acomadoções VIP pelo preço da comum. Dava para se perder no quarto ( www.posadadelossauces.com.ar )
Total do dia: 419 km, 130 de rípio.

3 comentários:

  1. Oi Suzete e Charles,
    Que bom sabermos que a viagem continua bem. Hoje é quinta e não sabíamos de vocês desde domingo Ficamos aliviados. Concluímos que quanto mais se afastam, mais difíceis se tornam as comunicações.Cuidem-se.
    Beijos,
    Avelino e Lolita

    ResponderExcluir
  2. foi legal abrir o comp. e ter imagens da ZU e sua junto aos relatos, desde 11/01 nada sabiamos de vocês, continuem e boa viagem. dois abrações celina e charles

    ResponderExcluir
  3. O CARECA.
    Vou lembrar um ditado que desde guri, muito teu escutador de boleros ouviu, ¨NA VIDA NUMCA SE DÁ CHANCE PARA NINGUEM¨ Cara com peneu careca deixa de existir ABS e controle de tração, pilote na pontinha dos dedos .
    Bom regresso

    ResponderExcluir