sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Dia 15 – El Calafate a Perito Moreno












O dia começou com a preparação da mochila (alugada – aqui se aluga de tudo para excursões: de barracas a botas) e colocando o óleo na moto.
A viagem até o glaciar foi muito boa, fomos devagar (velocidade Harley Davidson) apreciando a paisagem e as curvas. No final acabou valendo mais do que ter ido no ônibus da empresa de excursões e ainda economizamos uns pesos.
O trekking sobre o glaciar não chega a ser um passeio radical mas exige algum preparo físico, nada de especial mas é bom estar com os joelhos em dia. Bem mais caro do que a simples ida aos balcões ou o passeio de barco, mas muito recompensador. O contato com a natureza e incrível, fora que se conhece gente de muitos lugares. Em nosso grupo haviam russos, italianos, americanos, franceses e um casal de ingleses que também viajava de moto. Jack e Moya deram um tempo de nove meses no trabalho para viajar pela América do Sul; na Argentina alugaram uma Transalp que estava mais carregada que a nossa La Poderosa II. Detalhe: chegaram em cima da hora, descendo todo equipados e com a mudança toda nas costas. “It’s impossible something more British than this!” Dica para quem vem de moto para o trekking: do outro da travessia de barco se pode deixar a bagagem sem receio.
Por via das dúvidas levei meu amigo engarrafado para um passeio no glaciar.
Muito bom um 12 anos com gelo milenar! Um clássico.
O passeio valeu a viagem. Na volta demos uma passada nos clássico “balcones”.
O glaciar é um resquício da última era glacial e naturalmente está acabando, processo esse acelerado pela ação do homem no meio ambiente. Enquanto está aqui venham; vejam é imperdível. Só não esqueçam de levar seu lixo embora. Os argentinos têm uma preocupação grande com o meio ambiente, já adquiriram, ao menos nesta região, a consciência de que os parques são o sustento da economia. Tal fato se vê em pequenas medidas como por exemplo: a inexistência, no comércio, de sacolas plásticas.
Pela noite jantar no La Lechuza, na rua principal: ambiente legal, equipe muito atenciosa, boa comida, cerveja gelada ao ponto brasileiro, e excelente comida (foto do tamanho das porções no post de ontem - detalhe para a lasanha da Su)
O dia teve também um significado especial, uma viagem dentro da viagem, mas isso fica para um post especial.
Total do dia: 160 km não computados no GPS, que ficou no hotel.

4 comentários:

  1. A gente foi nesse restaurante!
    E o Perito, que coisa doida, né?
    Recebeu os e-mails da Antonela?
    Olha, por incrível que pareça, acabei de falar com o Beto....

    ResponderExcluir
  2. Suzete e Charles, as fotos estão lindas!
    Fiquem com Deus.
    Maria Valéria.

    ResponderExcluir
  3. Lindas fotos primos!
    Já estou com a encomendas do US na mão. As da Alemanha acho que estão dando a volta ao mundo em 80 dias antes de chegar aqui.. hehehe.
    Abração!
    Leandro

    ResponderExcluir
  4. Grande Charles, saudações gaudérias,

    Só hoje consegui voltar a espiar os blogs e sites dos amigos que estão viajando nesse momento... estive fora por uns dias.
    Só posso dizer por enquanto... belas fotos e excelentes relatos meu caro! Uma boa surpressa aquela dos adesivos, que bom que ainda estão por lá hehehe
    Continuem fazendo uma ótima viagem.
    Fraterno motoabraço - Renato Lopes

    ResponderExcluir