sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Dia 36 - Santana do Livramento ao Lar (Porto Alegre)





Acordei tarde; arrumei a bagagem pela última vez. Saí de Livramento e só vim colocar os pés no chão novamente na loja do nosso amigo Beto Marshall (www.hypermoto.com.br ). Cansaço, nem pensar. A alma está renovada.
Beto foi um dos grandes incentivadores da minha volta ao mundo das motos. Sempre paciente foi ímpar em me assessorar na escolha de equipamentos e em me apresentar ao fantástico Grupo VStrom Brasil.
Cheguei tranqüilo e pensando em toda essa caminhada.
Em como Deus está em cada passo da mesma.
Desde meus pais, Charles e Celina, que me criaram forte de corpo e mente para suportar a tudo. Em fazer se aproximar de mim os amigos que me estimulam e desafiam. Muitos: seja no trabalho, na vida acadêmica, no mundo das motos. São tantos que certamente cometo injustiça deixando de citá-los um a um. Sintam-se todos citados aqui nos seguintes nomes: Felipe Klein a quem eu deixei na mão em novembro e ainda assim não poupou esforços em me orientar como precursor insubstituível; Marcos, Antonella e Vitor (todos Catânia) que foram pacientes em suas orientações – valeu muleke, seja bem vindo a este mundo – e dicas insubstituíveis e ao me lembrar como era a fé do Beto Marshall em nosso êxito; ao Marcelo Resende, meu “irmão” mineiro (separados no nascimento) que respondeu a todos os meus questionamentos sobre equipamentos e motos com paciência de quem é só da família e mora longe pode ser capaz (tornou viável esta expedição) e ainda Renato Lopes, colega de profissão e motociclistas (em ambos os campos com experiência e sabedorias infinitamente superior a minhas) leitor assíduo deste blog e como por dizer um preceptor impagável que com palavras bem medidas (dom natural) me balizou limites e me ajudou a enxergá-los como são, inerentes a mim e não motivo de vergonha; ao Andrei Minuzzo que me acompanha sempre e foi e será meu batedor. Deus continua presente em tudo e muito mais mas não poderia deixar de agradecer a ele ter feitos os riscos de seus planos trazerem até mim Suzete parceira de vida e esposa que me permite a fazer tudo isso! Valeu Senhor!!!
Na chegada o camarada Joadir, mecânico, de motocicletas, de mão cheia, com uma das oficinas mais bem montadas de Porto Alegre, me olhou com a roupa usada todos esses dias, a barba de todos esses dias e me disse que estava parecido com um conquistador voltando ao lar. Fiquei pensando sobre isso e acho que ele tem razão. O aspecto deve ser esse mesmo. É assim que me sinto, um conquistador voltando de sua campanha de batalhas, da guerra. O espólio que trago não se troca em ouro ou terras. Este são as amizades as experiências acumuladas a convivência intensa com a Suzete, comigo mesmo e La Poderosa II, com a estrada.
Já escrevi antes aqui e vou fazer de novo. Uma viagem dessas não é barata o custo é a mudança, ninguém volta o mesmo de 35 dias de estrada, dessas estradas, percorridas dessa maneira. Ela cobra o seu preço.
Esse blog não termina aqui. Segue!
Da viagem especificamente ainda vou falar sobre os equipamentos, os pneus e a moto e algo que tenha ficado em branco dos dias anteriores.
Agora é aproveitar a casa, curtir a família e voltar a outro prazer, meu trabalho.
Total do dia 500 km sem colocar os pés no chão.
Total da viagem: 13719 km em 36 dias, com segurança e prazer, pés no chão e a cabeça em meus sonhos.

11 comentários:

  1. Prezado Charles...
    Depois de ler e reler o blog, um comentário: CARAMBA!!!
    Parabéns, meu caro, continuamos aguardando as novidades.
    Forte abraço a vc e a familia.

    ResponderExcluir
  2. Meu camarada Charles!

    Mais uma vez estou por aqui. Agora só para diz: Sensacional sua viagem! Meus sinceros e efusivos cumprimentos pela magnifica viagem!
    Frateno motoabraço da família Lopes de Santa Maria - RS - www.renatolopesmotoviagem.com

    ResponderExcluir
  3. O texto só lí hoje, graças a uma velha mania de começar e querer ir até o fim da leitura. Mas as fotos vim acompanhando, muito curioso em ler tudo.... e não me arrependo de ter esperado para faze-lo só agora: seu texto pra mim é perfeitamente compreensível e transfere perfeitamente as emoções momentâneas. De certa forma, viajei também. Parabéns por ser quem és, parabens por correr atraz de seu sonho e parabens por concretiza-lo e nos permitir que com seu relato tenhamos tanta emoção.
    Um grande abraço deste véio de guerra, desde já seu fã....
    Clóvis Larrabure, 58 a.
    Tiger 955i - Franca-SP

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela epopéia Charles. A experiência de tao grande trajeto certamente refletira nos desafios do dia a dia. Abração.

    ResponderExcluir
  5. Charles, parabéns pela jornada. Muitos e muitos Km de novas viagens tão maravilhosas como esta.

    Um grande abraço,
    Yan

    ResponderExcluir
  6. Charlão,
    Marcia e Eu ja tivemos a oportunidade de te dar um abração e parabeniza-lo (e a Suzete) pela viagem, mas queremos deixar aqui tb o registro e o encantamento pela viagem maravilhosa que fez e, como soe acontecer, a males que vem pra bem, e a tua viagem que acabou tardando trasformou-se numa grande epopeia de aventura e com sabor de conquista pessoal!!! Parabéns mesmo, dos amigos Felipe e Marcia!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela finalização dessa grande aventura!
    Que venha a próxima em breve!
    PARABËNS!

    ResponderExcluir
  8. CHARLES

    PARABENS PELA SUA VIAJEM , FICAMOS CONTENTE QUE CONCLUIRAM SEM PROBLEMAS, NOS RETORNAMOS AO BRASIL NO DIA 24 DE JANEIRO RODAMOS 12.000KM TUDO PERFEITO.

    FOI UM PRAZER CONHECE-LOS , QDO ESTIVEREM NO RIO DE JANEIRO NOS PROCUREM.

    FERNANDO/LARA

    fernandao-cba@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Grande Charlão!!!
    Espero seus comentarios pois estou programando a minha, suas dicas serao bem uteis....
    Abraços e bons ventos!!!!!
    Claiton Barbosa
    Montenegro - RS

    ResponderExcluir
  10. parabéns guerreiro.... a delta force não chega nem aos pés... eu sei o que é viajar sozinho pela patagônia!!!
    quem sabe faremos a próxima para o norte.... agradeço MAIS UMA VEZ a "FORÇA E O APOIO" em rio gallegos (ver dia 24) - a propósito, te devo algo???
    e aquele filhote será que está vivo ainda???
    estou em curitiba, se precisar de algo grite...
    p.s. eu vi o prendedor do cinto de seu amigo/irmão na sua moto, fiquei curioso para saber o porquê, mas não perguntei...(agora sei)!!
    charles e suzete, abraços e fiquem com deus!!!
    rafael lorenzetto
    curitiba, paraná

    ResponderExcluir
  11. sem comentários.

    Celina e Charles

    ResponderExcluir